segunda-feira, 24 de março de 2008

Casa dos Patudos em Alpiarça


A Casa dos Patudos de José Relvas é uma mostra de arte de um coleccionador apaixonado e, ao mesmo tempo, um museu monográfico.
Uma das maiores colecções de arte privadas do país, de valor incalculável, está guardada na vila de Alpiarça, longe das grandes cidades que normalmente concentram o património cultural. E a surpresa permanece durante toda a visita à casa – melhor dizendo, ao casarão – que o arquitecto Raul Lino projectou em 1904, 20 anos antes de desenhar o Cinema Tivoli de Lisboa e na qual José de Mascarenhas Relvas viveu largos anos.
Nascido na Golegã em 1858, filho do fotógrafo de renome internacional Carlos Relvas (cujo museu, situado naquela vila, foi recentemente remodelado), formou-se em Letras antes de se empenhar na preparação do fim da monarquia. A 5 de Outubro de 1910, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, coube-lhe proclamar a República. Depois foi Ministro das Finanças e embaixador em Madrid, mas sempre que podia refugiava-se na Casa dos Patudos, onde o convívio com artistas e intelectuais era frequente e a sua colecção de arte tomava forma.
Pinturas, esculturas, mobiliário, azulejaria, têxteis, relógios, faianças, porcelanas e arte sacra, dos principais países da Europa mas também da Índia, da China e do Japão, desde os finais da Idade Média ao início do século XX: obras dos mais importantes momentos da História da Arte encontram-se expostas ao longo das várias salas.
No vasto espólio predominam trabalhos de autores, oficinas e escolas nacionais. Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro, Silva Porto, Soares dos Reis, Henrique Franco, Tomás da Anunciação, António Ramalho, Josefa de Óbidos ou Teixeira Lopes são alguns dos artistas representados.
De José Malhoa, o pintor oficial da família, há nada menos do que 30 quadros, incluindo um do cão Kaiser, excepcionalmente retratado a pedido do dono. Também notável é a colecção de tapeçarias de Arraiolos, com 40 exemplares, entre os quais um bordado a seda sobre linho datado de 1761.

Contactos
Rua José Relvas,
2090-100 Alpiarça
Telf. 243558321
Fax 243556444
Site: www.cm-alpiarca.pt

Horário de Funcionamento
Expediente: 9h-12h30 / 14h-17h30
Público: 10h-12h e 14h-17h (de Abril a Setembro encerra às 18h)
Encerra às segundas feiras e 1 de Janeiro, Páscoa, 2 de Abril, 25 de Abril, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Preçário
Grátis até aos 12 anos
1,25€ por pessoa (grupos escolares, cartão jovem e reformados)
2,5€ por pessoa

Sem comentários: