sexta-feira, 21 de março de 2008

Descobridores de Carpe Diem


Descobridores de Carpe Diem (viver a vida em pleno) é um Jogo que se joga no tabuleiro da vida e o rasto da sua origem perde-se algures nas brumas da memória humana.
Alcançou alguma popularidade na Europa, sobretudo nos países mais desenvolvidos e com poder de compra mais elevado. Basta os jogadores sentirem vontade pessoal na respectiva adesão.
O jogo tornou-se popular em parte devido à sua mecânica extremamente simples. No entanto, é muito dinâmico, com inúmeras possibilidades. A nível recreativo possui lgumas características que o tornam adequado a ser jogado em família ou com amigos. O ideal é ser com alguém que faz-nos Feliz…de preferência muito! Ninguém é eliminado e jogadores que ficam para trás dispõem sempre de objectivos quantificáveis e ao seu alcance. Em termos competitivos, o jogo mostra até onde pode chegar a mente humana, a nível de análise e estratégia adaptativas.
Presume-se que os jogadores são colonos de uma ilha. Cada colono deve explorar os recursos naturais da ilha para viajar, passear, participar em workshops, concertos, ir ao cinema, à praia, etc. Em suma, aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece no momento em que elas se apresentam, sob as mais diversas formas.
Pode ainda comprar cartas de desenvolvimento que representam progressos em direcção à civilização. A produção de recursos é controlada por dois dados (inteligência e criatividade). Cada vez que os dados são lançados são produzidos novos recursos para cada colono, que este pode aproveitar ou não.
Não existem vencedores. Mas os jogadores mais felizes são aqueles que ao longo do percurso das respectivas vidas acumularam suficientes pontos de vitória para no tabuleiro da vida sentirem-se bem com eles mesmos.
Pontos de vitória académica e profissional não são contabilizados. Fazem parte de outros jogos.
O professor, personagem de Robin Williams no filme "A Sociedade dos Poetas Mortos" diria: "Mas se você escutar bem de perto, você pode ouvi-los sussurrar o seu legado. Vá em frente, abaixe-se. Escute, está ouvindo? - Carpe - ouve? - Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas."

Sem comentários: