quarta-feira, 26 de março de 2008

Eléctrico Praia das Maçãs


Sintra é magnífica e quase tudo nela é inspirador. Classificada em 1995, como Património Mundial, a vila e a serra constituem um conjunto de riqueza única. Associada aos movimentos românticos do século XIX e com fama internacional desde então, recomendo realizar um dos mais pitorescos percursos de “eléctrico” da Europa. O eléctrico inaugurado em 1904 foi recuperado e no Verão, de sexta a domingo, faz o delicioso percurso até à Praia das Maçãs.
São 11 quilómetros num transporte com quase 100 anos e cujo percurso começa na Ribeira, no sopé da vertente Norte da Serra de Sintra e, por entre uma vegetação soberba, prossegue até ao mar num ambiente campestre. Os eléctricos (sobretudo os mais antigos, pintados de amarelo vivo ou vermelho, abertos e mantendo todas as suas características originais) são o gáudio, tanto dos passageiros como dos passantes, como se todos estivessem a viajar no tempo, num parque de diversões.
Mas a viagem é real, como reais são as vistas fantásticas para a serra, com o Palácio da Pena lá no alto, para os esplendorosos pinheiros mansos da encosta de Galamares, para as quintas, “chalets” e casas ricas, ou para as modestas casinhas e quintais que bordejam a linha.
Lentamente, a uma média de 20 km/hora, chegamos a Colares e ao seu centro com as suas adegas típicas e o rio das Maçãs. Após uma breve paragem, lá prossegue o caminho, agora cruzando o pinhal do Banzão com as suas características casinhas de veraneio dos anos quarenta.
E com 35 minutos de viagem estamos na Praia das Maçãs, vila de mar forte e maresia sempre presente, a convidar a um passeio na praia.

Sem comentários: