sábado, 22 de março de 2008

Viagem à Noruega, terra dos trolls


Aqui fica um relato de uma viagem que fiz a Bergen, na Noruega, de carro.Esta viagem decorreu em perto de 3 semanas e totalizou cerca de 10.200 quilómetros.
Oslo está localizada junto a um fiorde com cerca de 110 quilómetros de extensão. É também a capital mais antiga da Escandinávia. Aqui visitámos o Parque Vigeland, cujas esculturas retratam os estádios da vida. Da pista de saltos de Holmenkollen, tem-se uma vista soberba da cidade.
Em Oslo e Bergen pagam-se taxas ecológicas para circular de carro. Os noruegueses têm um país lindo e merecem-no, porque são extremamente cuidadosos com o meio ambiente.
O caminho de Oslo para Bergen é digno de um conto de fadas, mais de 500 quilómetros com o magnífico cenário de fiordes, florestas, lagos, cascatas e casas de madeira.
Depois continuámos para Voringfossen, uma das mais impressionantes cascatas da Noruega. Em Bruravik fizemos uma curta travessia do fiorde até Brimmes. De facto, a única forma de chegar a Bergen é via ferry. Antes de entrar em Bergen ainda passámos pelo fiorde Handanger, o mais largo da Noruega. Uma verdadeira saga norueguesa.
A estrada de Oslo para Bergen é considerada um dos expoentes máximos da engenharia moderna. O maior túnel tinha um comprimento de 19 quilómetros dentro da montanha!
Visitámos Bergen, onde fomos ao famoso mercado de peixe, que parece saído de um filme publicitário de tão bonito que é. Tirei muitas fotografias com os trolls, duendes da floresta, cujos bonecos estão espalhados pela cidade.
A nossa cabana ficava a um metro da água! Lá é possível fazer este tipo de construções porque a maré oscila no máximo um metro.
Quando deixámos nas nossas costas a Noruega ficámos com uma sensação que tínhamos deixado lá um bocadinho de nós: pela beleza do sitio. E pela afabilidade dos seus habitantes.

Sem comentários: